MANUFATURA ADITIVA E SUBTRATIVA NA CONSTRUÇÃO DE MOLDES MECÂNICOS HÍBRIDOS PARA APLICAÇÃO EM MANUFATURA FORMATIVA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada na aplicação em conjunto da manufatura aditiva com a manufatura subtrativa para a construção de moldes mecânicos híbridos de injeção plástica para aplicação em manufatura formativa. A pesquisa apresenta a análise da aplicação de resinas de alta resistência para a utilização na produção de um molde mecânico hibrido e os resultados obtidos com este processo. Nesta pesquisa foram testadas duas peças diferentes (forma geométrica, tamanho e função) utilizando os moldes mecânicos híbridos. Os resultados promissores são apresentados e discutidos no decorrer deste artigo. A fusão das manufaturas permite especular que a sua utilização vai de encontro com as melhorias de custo e prazo de fabricação. A atual competitividade na indústria automobilística mundial tem estimulado o desenvolvimento e a aplicação de novas técnicas as quais estão em consolidação e adaptação na indústria o que permite a pesquisa científica aplicada ser inovadora neste seguimento. A perspectiva para a fusão das manufaturas em outras aplicações e seu amadurecimento em técnicas, máquinas e materiais, vai permitir muitos avanços na indústria no futuro próximo.

Biografia do Autor

Filipe Wiltgen, Universidade de Taubaté-UNITAU

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica de Potência pela Universidade de Taubaté (1994), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação voltado para Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação voltado para Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2003). Experiência na área de Engenharia Elétrica Profissional (Executivo Técnico, Pesquisador e Engenheiro) e Acadêmica (Coordenador, Professor e Escritor). Ênfase em: Fontes de Energia (Nucleares e Renováveis), Eletrônica de Potência, Manufatura Aditiva, Microcontroladores, Sensores, Robótica e Automação. Linhas de pesquisa: robótica, sistemas de controle microcontrolados, técnicas de inteligência artificial, técnicas de aprendizagem e ensino utilizando robótica (crianças no segundo grau e jovens adultos na graduação), tecnologias de inovação em startups e empreendedorismo, engenharia de sistemas & requisitos, engenharia aplicada em sensores e monitoramento remoto, dispositivos eletrônicos vestíveis, prototipagem rápida aditiva (Impressão 3D), fontes de energias renováveis (Fotovoltaica e Eólica) e fusão termonuclear controlada (Tokamak). Consultor nas áreas de Energia, Inteligência Artificial, Controle & Automação e Sistemas Eletrônicos.

Marcelo Lopes, Universidade de Taubaté

Experiência com mais de 40 anos em indústrias de transformação mecânica de alta produtividade, com atuação em Gestão de equipes de Processos e Pesquisas de Desenvolvimento de Produto. Atuação em medias empresas nacional do seguimento metalúrgico e de autopeças. Formação acadêmica técnica e superior com Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista (2006), MBA de Engenharia de Produto pela USP (2008) e Mestrando em Engenharia pela Universidade de Taubaté (2022). Amplo conhecimento em métodos e pesquisa de desenvolvimento de produto em empresa fabricante de cintos de segurança veiculares, sendo dezoito deles gerenciando equipe de engenheiros para desenvolver, validar e homologar produtos de segurança veicular. Experiência nas rotinas e métodos da área do processo de produção com conhecimento em processos produtivos de forjamento a quente, injeção termoplástica, zamac e alumínio, estamparia de corte convencional, repuxo e corte fino (fine blanking), acabamento superficial em peças metálicas com tamboreamento, cromo e pintura KTL, processos de montagem de componentes complexos, buscando oportunidades para estratégias de empresa. Perfil analítico, norteado pelas metas e objetivo da empresa. A formação acadêmica técnica e superior, além do conhecimento tácito adquirido na vivencia profissional, possibilita um engajamento e interação técnica com os engenheiros de desenvolvimento para projetar soluções inovadoras, mantendo bom relacionamento com os clientes internos e externos. Prestação de Suporte técnico ao cliente (montadora), com a realização de pesquisas para a aplicação do produto no veiculo. Apoio técnico ao departamento da Engenharia de Qualidade com aplicação de ferramentas de analise de problemas e ensaio de laboratório para chegar à causa raiz de problemas de qualidade internos e externos. Gerenciamento da área de projeto de molde de polímeros e alumínio e ferramentas de estampo progressivo. Implementou novas tecnologias de software de CAD CAE CAM, simulação de multicorpos ADAMS e LsDYNA, PLM TEAM CENTER e manufatura aditiva com tecnologias de jateamento de resinas de alta resistência. Amplo conhecimento em processos produtivos de forjamento a quente, injeção termoplástica, zamac e alumínio, estamparia de corte convencional, repuxo e corte fino (fine blanking), acabamento superficial em peças metálicas com tamboreamento, cromo e pintura KTL, processos de montagem de componentes complexos.

Referências

ALCALDE E.; WILTGEN, F., Estudo das Tecnologias em Prototipagem Rápida: Passado, Presente e Futuro. Revista de Ciências Exatas da Universidade de Taubaté (UNITAU). v.24(02), pp.1-9, 2018.

ARORA, N., Design and Manufacturing Injection Mould Conformal Cooling Channels using Additive Manufacturing. International Journal of Mechanical and Production Engineering. v.7, pp.56-57, 2019.

BATISTA, E.R.S; FRANCELINO, G.; MICAIL, T.P.; OLIVEIRA, D., A Importância dos Sistemas de Refrigeração em Moldes de Injeção: Análise de um Processo de Fabricação pelo Ponto de vista Termodinâmico. XIII Mostra Científica (CESUCA). Cachoeirinha, pp.1-13, 2019.

BARBOSA, F.A.; HELLENO, A.L.; JUNIOR, M.V.; VELÁZQUEZ, D.R.T. Vantagens e Desafios da Manufatura Híbrida - Integrando Manufatura Aditiva e Subtrativa. XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Santos, 15 a 18 de outubro, pp.1-18, 2019.

BUAINAIN, A.M; BUENO, C.S.; SOUZA, R.F., Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento: Desafios para o Brasil. Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). pp.1-112, 2018.

CHEN, Y., 3D Printed Injection Mold: All You Need to Know. 3D Printing Magazine (All3DP). pp.1-10, 2020.

CORTINA, M.; ARRIZUBIETA, J.I.; RUIZ, J.E.; UKAR, E. Latest Developments in Industrial Hybrid Machine Tools that Combine Additive and Subtractive Operations. Journal Materials. pp.1-27, 2018.

DE BLASIO, C.A., Solução de Defeitos na Moldagem por Injeção de Termoplásticos. Dissertação (Mestrado) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 2007. 150p.

DRECHSLER, M.F.; MARIN, F.; SACCHELLI, C.M.; SANTIAGO, R.A.; SIMÃO, I.T. Investigação da Influência de Moldes Híbridos Fabricados pela Técnica de FDM para Injeção de Peças Plásticas. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat). Natal, 6 a 10 de novembro, pp.05-06, 2016.

GOMES, J.; WILTGEN, F. Avanços na Manufatura Aditiva em Metais: Técnicas, Materiais e Máquinas. Revista Tecnologia. v.41(01), pp.1-16, 2020.

GRIFFIN, M., 3D Printing vs Injection Molding – Know the Differences. 3D Printing Magazine (All3DP). pp.1-8, 2019.

HARADA, J., Moldes para Injeção de Termoplásticos: Projetos e Princípios Básicos. Artliber. 2004. 308p.

JÚNIOR, R.S.A., Proposta de Utilização de Ferramentas CAE no Planejamento do Processo de Moldagem por Injeção de Termoplásticos em Moldes de Estereolitografia. Tese (Doutorado) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 2003. 176p.

LOPES, M.; WILTGEN, F., Manufatura Aditiva na Indústria Automotiva voltada para Sistemas de Segurança Veicular. Coletânea Especial de Engenharia de Produção 2. Ed. Kreatik, cap.13, pp.183-196, 2021.

LOPES, M.; WILTGEN, F., Construção de Protótipos Experimentais via Manufatura Aditiva - Inovação em Sistemas de Segurança Veicular. Revista de Engenharia e Tecnologia. v.14(01), pp.1-11, 2022.

LOPES, M.; TAMANINI, C.; WILTGEN, F.; CRUZ, F., A Importância das Simulações na Manufatura Aditiva de Moldes Mecânicos. Revista Mundi. Aguardando publicação. pp.1-24, 2022.

MARQUES, S.; SOUZA, A. F.; MIRANDA, J.; YADROITSAU, I. Design of Conformal Cooling for Plastic Injection Moulding by Heat Transfer Simulation. Polímeros. v.25(06), pp.564-574, 2015.

MIRANDA, D.A. Estudo Experimental e de Simulação Computacional para Análise e Melhoria da Eficiência de um Molde de Injeção de Termoplásticos. Dissertação (Mestrado) na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). 2017. 112p.

NOGUEIRA, A.L.; MIRANDA D.A. Influência dos Parâmetros de Processo e da Presença de Saídas de Gases na Eficiência de Moldes de Injeção de Peças em Poliestireno Cristal. 14° Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPOL), Águas de Lindoia, 22-26 de outubro, pp.05-07, 2017.

SANTANA, L., Avaliação das Capacidades da Impressão 3D de Baixo Custo na Fabricação de Snap. Tese (Doutorado) na Universidade do Porto (FEUP). 2019. 251p.

SENHORAS, E.M.; TAKEUCHI, K.P. Gestão da Inovação no Desenvolvimento de Novos Produtos. IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Resende, 22-24 de outubro, pp.1-15, 2006.

TAMANINI, C.; WILTGEN, F., Moldes com Múltiplos Canais Refrigeração via Manufatura Aditiva. Workshop Engenharia Mecânica (WEN2021) Desafio da Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na Engenharia em Tempos de Pandemia. São Paulo, 28 de setembro. pp.1-14, 2021.

TAMANINI, C; WILTGEN, F., Canais de Refrigeração Ramificados e Capilares para Moldes Mecânicos Fabricados via Manufatura Aditiva. XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Teresina, 07 a 11 de agosto. Aguardando publicação. pp.1-6, 2022.

WILTGEN, F., Protótipos e Prototipagem Rápida Aditiva sua Importância no Auxílio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 10° Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF). São Carlos, 5 a 7 agosto, pp.1-5, 2019.

WILTGEN, F.; ALCALDE, E., Prototipagem Rápida Aditiva Aplicada em Dispositivos Funcionais de Auxílio Humano. 10° Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF). São Carlos, 5 a 7 agosto, pp.1-6, 2019.

WILTGEN, F., Técnica de Ensaios de Sistemas Complexos com Metodologia de Engenharia de Sistemas & Requisitos. Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas. v.4(01), pp.51-60, 2020.

WILTGEN, F., Manufatura Aditiva em Metais - Leve, Forte e Inovador. Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas. v.13(02), pp.1-12, 2021A.

WILTGEN, F.; GOMES, J., Simulação Fluidodinâmica de Trem de Pouso de Aeronaves: Manufatura Aditiva versus Manufatura Subtrativa. Revista de Engenharia e Tecnologia. v.13(04), pp.75-84, 2021.

WILTGEN, F., Perspectivas da Manufatura Aditiva na Construção de Alimentos. Revista de Engenharia e Tecnologia. v.13(04), pp.29-45, 2021B.

WILTGEN, F., Projetos Baseados em Requisitos. Revista de Engenharia e Tecnologia. v.14(01), pp.240-251, 2022.

KOCHOV, A., Mold Design and Production by Using Additive Manufacturing (AM) - Present Status and Future Perspectives. International Scientific Journal Industry 4.0. v.3(02), pp.82-85, 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-11