UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR SOBRE O CONTINENTE AFRICANO ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE

Autores

Resumo

O presente artigo faz um relato e apresenta considerações acerca de uma experiência pedagógica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR – CBVZO), que teve como objetivo fomentar o debate acerca da educação para as relações raciais e ampliar a discussão sobre interdisciplinaridade a partir da realização de atividades integradoras das disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa. A experiência foi resultado do projeto "África: um diálogo interdisciplinar através da sétima arte", executada nos anos de 2018 e 2019. O projeto foi desenvolvido em cinco fases, que consistiram em pesquisa bibliográfica e seleção de filmes; mostra de filmes; elaboração de produções textuais pelos estudantes e posterior correção, avaliação e análise; realização de debates; e pesquisa de outros temas correlacionados seguida de apresentação dos resultados em eventos realizados na instituição. A partir desses procedimentos constatou-se que o projeto foi uma atividade que interligou, relacionou e debateu sobre as relações entre África e Brasil em diferentes cenários e periodicidades e permitiu iniciar a adoção de práticas de educação para as relações raciais e apontar necessidades de desenvolvimento de forma sistemática de programas de letramento racial e cinematográfico no contexto do estado de Roraima.

Biografia do Autor

Clarice Gonçalves Rodrigues Alves, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Mestre em Educação e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Roraima (UERR); Especialista em PROEJA pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR); Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Instituto Federal de Roraima- Campus Zona Oeste.

Tarsis Araújo Magalhães Ramos, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Professor há pelo menos 12 anos na área de Letras/ Literatura. É servidor público do Instituto Federal de Roraima, há 10 anos. Especialista em Educação Ambiental (FAEL). Também é escritor ficcionista e assina como Tarsis Magellan, com livro recentemente publicado pela Editora Martin Claret.

Veritha Nascimento Pessoa, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), especialização Latu Sensu em Educação Ambiental pela Faculdade Internacional de Curitiba, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente é professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, cursando Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Amarildo Ferreira Junior, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR e coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições - Epahei. Doutor em Ciências, área de concentração Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), com estágio Estudiante Tesista de Postgrado no Laboratorio de Procesos Etnopolíticos y Culturales do Centro de Antropologia do Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e bacharel em Administração pela Faculdade Ideal - FACI, com Certificação de Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) do IFRR, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e da Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP - PAN-AMAZÔNIA). Foi sócio-fundador do Núcleo Belém-Pará do Fórum21.

Referências

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Publicado

2024-03-13