Teoria de Resposta ao Item e Avaliações Adaptativas Computadorizadas

Autores

  • Sérgio Roberto Delfino Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC e Faculdades Integradas de Ourinhos - fio
  • Cleiton Antonio de Almeida Silva Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • José Joaquim Camara Ribeiro Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Pedro de Oliveira Junior Faculdades Integradas de Ourinhos e Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Resumo

Atualmente a grande maioria das avaliações realizadas no Brasil utiliza como base a Teoria Clássica dos Testes, que basicamente é observar o numero de questões respondidas corretamente dentre o total da avaliação. Porém este tipo de validação do aprendizado se torna falho ao verificar que ela se baseia na prova como um todo, independente do nível de dificuldade das questões. Buscando uma melhoria nos métodos de avaliação, surgiu a TRI, ou, teoria de resposta ao item, que ao contrário da teoria clássica, classifica cada questão de acordo com o seu grau de dificuldade, taxa discriminativa e probabilidade de “chute”. Esta teoria é a mesma utilizada nas correções dos principais exames de larga escala feitas no país, como por exemplo o SARESP, SAEB e o ENEM. Junto com a TRI também surgiu o conceito de avaliações adaptativas computadorizadas, que é basicamente a avaliação feita por computador, onde o nível de dificuldade da avaliação se adapta de acordo com o nível de habilidade do avaliado. Sendo assim este artigo visa dar uma introdução sobre os temas citados anteriormente, e apresentar alguns trabalhos já desenvolvidos na área e que obtiveram resultados satisfatórios. Neste artigo também é feito uma comparação entre o atual modelo de avaliação e a avaliação adaptativa computadorizada. Baseado nesses trabalhos este artigo também apresenta uma prévia do sistema que se encontra em estágio final de desenvolvimento na FATEC e que visa a aplicação de avaliações adaptativas pela Web, o SAAC.

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Publicado

2012-10-21

Edição

Seção

Artigos