MURAL

INSTRUÇÕES SOBRE O PROCESSO DE BANCAS

publicado por matheus em 2020-05-12

A Comissão de Bancas de Trabalho de Graduação informa a toda comunidade acadêmica que haverá mudanças nos processos de acontecimento dos Trabalhos de Graduação. Essas alterações serão aplicadas a fim de aperfeiçoar todo o processo, bem como sua aplicação prática e atender às demandas de enriquecimento na pesquisa e produção acadêmica de todos os alunos. Parte das referidas mudanças serão válidas já neste semestre (primeiro semestre de 2020).

Abaixo, seguem as principais alterações:

  1. O Trabalho de Graduação será feito por meio de um novo processo composto de:
    • produção de um artigo científico;
    • exposição oral do trabalho no formato de banner, em evento destinado a essa finalidade (DEFESA);
    • esse processo será implantado apenas no final do 2º semestre de 2020.
  2. O processo de qualificação será substituído por uma avaliação feita de acordo com critérios de cada curso que serão publicados posteriormente.
  3. Os alunos que, até o momento, já têm sua monografia (modelo antigo) qualificada, deverão participar da defesa normalmente, no 1º semestre de 2020;
    • Em consequência da epidemia de coronavírus que enfrentamos, a Equipe de organização das Bancas de Trabalho de Graduação teve de repensar esse processo, atendendo às demandas de distanciamento social publicadas pelo CPS. Sendo assim, APENAS PARA ESTE SEMESTRE, estaremos procedendo à realização desse processo remotamente, para tanto, seguem as novas datas (que já estão disponíveis em nosso atual calendário) e os procedimentos que deverão ser seguidos pelos alunos para a realização das Bancas de Trabalho de Graduação (DEFESA) durante o 1º semestre de 2020.
    • DATAS E PROCEDIMENTOS IMPORTANTES: (para os procedimentos a seguir é obrigatório o uso da ferramenta Microsoft Teams, disponível de forma gratuita a todos os alunos da Fatec Ourinhos)
      • 22/06, 23/06, 24/06: Os alunos devem enviar a monografia em formato PDF para uma equipe que será criada no Microsoft Teams, que representará sua banca de defesa (para cada trabalho, a Organização das Bancas irá criar uma equipe na ferramenta Teams, da qual farão parte: o(s) aluno(s) autor(es), o orientador, os membros avaliadores da banca e um membro da equipe de Organização das Bancas);
      • 06/07, 07/07, 08/07: Os alunos devem enviar um arquivo em formato Powerpoint (com os slides da apresentação do trabalho) e um vídeo no formato mpeg4 ou similar (máximo de 15 minutos) da sua apresentação de defesa para a equipe de avaliadores criada no Teams;
      • 13/07, 14/07, 15/07: Os professores da banca irão avaliar o trabalho escrito, a apresentação em slide e o vídeo e atribuir a nota final;
      • 16/07 e 17/07: a equipe de bancas irá publicar as notas de todos os alunos as quais serão lançadas para conclusão do processo.
  4. Os alunos que ainda não qualificaram ou que não defenderem no 1º semestre de 2020 deverão apresentar o seu Trabalho de Graduação no modelo novo, artigo científico (escrito) e banner (exposição), no final do 2º semestre de 2020. Os modelos de artigo e banner serão disponibilizados a toda comunidade acadêmica na página oficial da Fatec Ourinhos em www.fatecourinhos.edu.br. Em época oportuna, estaremos publicando o novo Manual de Trabalho de Graduação que irá contemplar todos esses itens na íntegra.

  5. Dúvidas deverão ser encaminhadas ao seu respectivo coordenador de curso.