DEMOCRATIZAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Guilherme Rezende Furtado Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG
  • Camilla Côrtes Carvalho-Heitor Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG
  • Ivan José dos Reis Filho Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG
  • Geraldo Nunes Corrêa Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Resumo

Com as várias inovações tecnológicas presentes no dia a dia, os estudantes cobram para que elas façam parte também da vida escolar, com isso os professores necessitam se ajustar a essa nova realidade. A metodologia foi um projeto de extensão, que teve cinco etapas, sendo: pesquisa exploratória; visita técnica e conscientização; capacitação docente; a última etapa foi colocar em prática com os discentes. O objetivo deste artigo foi popularizar o uso de software livre nas instituições de ensino da rede pública na cidade de Frutal - MG, com o foco em ajudar os docentes a utilizarem de maneira didática nas aulas, para que assim os equipamentos disponíveis nas instituições sejam utilizados com maior frequência. Com o desenvolvimento do projeto de extensão foi possível obter resultados satisfatórios em relação ao desempenho dos discentes e um melhor aproveitamento dos dispositivos móveis disponíveis nas instituições que antes não eram utilizados.

Biografia do Autor

Guilherme Rezende Furtado, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Graduando em Sistemas de Informação; Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Camilla Côrtes Carvalho-Heitor, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil - Campus Fernandópolis/SP (2021). Graduada em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Teologia e Ciências (2016), Bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011) e Bacharela em Administração de Empresas pela UNIDERP (2004). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2013), Especialista em Inspeção e Supervisão escolar pela Universidade Cândido Mendes (2018). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Gestão, Língua Portuguesa, Orientação, Aconselhamento, Tecnologias, Ciências da Computação. CRA-MG 01-063.836/D. Participa como estudante do grupo de pesquisa do CNPQ Recursos Hídricos, Ecotoxicologia e Tecnologias Ambientais, do(a) Universidade Brasil e do grupo pesquisa do CNPQ Saúde Única em Foco, da Universidade Brasil. Docente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Frutal/MG.

Ivan José dos Reis Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Doutorando pelo Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2016). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2009). Docente adjunto do Departamento de Ciências, Exatas e da Terra da UEMG - Unidade Frutal. Atua como coordenador do curso de Sistemas de Informação e do Núcleo de Práticas em Sistemas de Informação (NUPSI). Tem experiência na área de processamento de imagens, reconhecimento de padrões e gestão do conhecimento. Atualmente, trabalha na área de Ciências da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas relacionados com Mineração de Textos, Mineração de Eventos e Representações de Séries Temporais Semanticamente Enriquecidas.

Geraldo Nunes Corrêa, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciências da Computação (Área de Inteligência Artificial, Banco de Dados e Manufatura) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica (Departamento de Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1999). Pós doutorado em Mineração de Textos no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (2013). Consultor em soluções educacionais. Mentor de Startups. Empreendedor Digital.

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Publicado

2023-09-05