NEGEA CASOS

OBJETIVO

O NEGEA Casos faz parte do Núcleo de Estudos de Gestão em Agronegócios (NEGEA) da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. Seu objetivo é a criação, promoção e utilização do estudo de caso enquanto ferramenta essencial de ensino-aprendizagem de gestão no agronegócio.

A carência de casos específicos que retratam a realidade brasileira na área de agronegócios foi razão fundamental para a criação do NEGEA Casos. Sua tarefa principal consiste na elaboração de estudos de casos sobre empresas locais, regionais e nacionais do setor do agronegócio.

PÚBLICO-ALVO

Os estudos de casos a serem desenvolvidos pelo NEGEA Casos visam auxiliar os docentes no processo de ensino-aprendizagem e tem como público-alvo os alunos de graduação e especialização dos cursos de Agronegócios e áreas afins.

ESTUDOS DE CASO COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Os estudos de caso constituem uma ferramenta de ensino-aprendizagem consolidada e amplamente utilizada por importantes instituições de ensino no mundo todo. Eles representam uma exploração profunda de uma situação, evento ou problema específico envolvendo uma organização e possibilitam que o aluno tenha contato com situações práticas da realidade gerencial enfrentadas pelas empresas. Seu propósito é o de colocar o aluno em uma posição de administrador, tendo como tarefa principal a análise de situações e a tomada de decisão gerencial. Os problemas estudados podem se referir a qualquer área da organização e, de preferência, devem envolver a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Os estudantes devem trabalhar em grupos e envolver-se na análise, discussão e proposição de alternativas viáveis de solução para os problemas estudados.

Por meio dos estudos de caso é possível assimilar os conceitos e aplicá-los em situações práticas derivadas da realidade empresarial. Representam uma abordagem interessante, prática, gerencial, voltada à tomada de decisão e ao estudo de suas possíveis consequências. Pode-se assim aprender a partir da realidade das empresas e de suas experiências específicas.

Nesta página, disponibilizaremos os casos que forem sendo criados ao longo do tempo. Outras atividades relativas à promoção e utilização do estudo de caso também serão desenvolvidas.

Desde já ficamos à disposição para contribuições, comentários e críticas para o aperfeiçoamento dos casos e das atividades desenvolvidas pelo NEGEA Casos.


CASOS JÁ DISPONÍVEIS:

SUCOS 'DO BEM' E SEU MODELO DE NEGÓCIO: MANTER OU MUDAR COM O CRESCIMENTO?

publicado por matheus em 2013-12-01


FRIBOI: CRIANDO UMA MARCA DE CARNES

publicado por matheus em 2013-07-01


LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO – O QUE FAZER COM A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA?

publicado por matheus em 2013-06-01


O DESAFIO DO CRESCIMENTO E DA COMPETITIVIDADE: O CASO DE UM FRIGORÍFICO DE PEQUENO PORTE

publicado por matheus em 2013-02-01


MARKETING E AGREGAÇÃO DE VALOR: O CASO DA DANONE NO MERCADO DE IOGURTES FUNCIONAIS

publicado por matheus em 2011-06-01